quarta-feira, 17 de março de 2010

Objetivos e estratégias da CF 2010

A Campanha da Fraternidade 2010 (CF) tem o tema “Fraternidade e Economia” e o lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6, 24). Sob a responsabilidade do Conic, a CF é ecumênica e está aberta à participação de todas as denominações cristãs.

O objetivo da CF 2010 é colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos/as contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão.

Dentre suas estratégias, estão:
- Denúncia à perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte.
- Educar para a prática de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e valorização da vida como bem mais precioso.
- Conclamar as Igrejas, as religiões e toda a sociedade para ações sociais e políticas que levem à implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todos/as.

A CF-2010 aborda a questão econômica de maneira provocadora, a partir do olhar dos/as menos beneficiados/as pelas teorias econômicas convencionais e de critérios que, apesar de esquecidos, são determinantes para alcançar o objetivo prioritário da economia: oportunidades de vida digna para todos os membros da família humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário