domingo, 28 de fevereiro de 2010

O que é um grupo de base? O que é a base de um grupo?

Para ambas as perguntas só há uma resposta: é aquela união de jovens que tem como centro a pessoa, a prática e a pedagogia do Mestre de Nazaré, e querem seguir seu exemplo se reunindo com poucas pessoas mesmo; em torno de 12 a 20, onde todos se conhecem, se respeitam, se amam.

O grupo de base é o que mais se aproxima da utopia do Reino. Uma comunidade, uma igreja sem um grupo de base, não tem futuro, não tem vida.

A base de um grupo é aquela que mantêm o grupo fiel a seus princípios éticos e aos compromissos assumidos em defesa da vida. Não há base mais sólida do que a Palavra de Deus brotada no coração de nossa juventude ainda nos primeiros passos da caminhada.

É no grupo de base que começamos a nos importar mais com a vida e com o povo. Com as causas do povo. É no grupo de base que nos apaixonamos perdidamente por um Evangelho escrito a mais de 2010 anos e que continua tão pulsante e atual...nos jogando contra a parede e nos fazendo ver além dos muros que cercam os jardins.

Hereticamente, posso afirmar, que, fora do grupo de base não há salvação para a Igreja. Uma base fortificada sustenta o peso dos anos que virão na caminhada. Há muito trabalho a ser feito. Há muito chão pela frente. Há muita paz para ainda fazermos brotar de nossas mãos.

Emerson Sbardelotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário