segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Jovens do Córrego participam de capacitação sobre MIDEP


Caubí Torres, Izadora SIlva e Genário de Sousa estão desde hoje até o dia 10 de fevereiro de 2010 participando de 01 capacitação sobre o MIDEB, em Luziânia - GO, há 40 quilômetros de Brasília - DF.

O Modelo de Inclusão Digital para Empreendimentos Produtivos – MIDEP. Esse modelo é focado na eficácia dos investimentos sociais, buscando a viabilidade econômica e a participação efetiva dos cidadãos e principalmente dos jovens nos empreendimentos.

Os eixos norteadores do MIDEP são a integração estratégica das ações, a capacitação como instrumento de otimização do processo de gestão e as iniciativas de produções socioculturais como meio de sensibilizar a juventude local para o comprometimento com os empreendimentos.

A capacitação é o pilar principal do modelo. A metodologia usada na capacitação tem como referencial o estudo da realidade local onde está inserido o projeto, a partir de uma abordagem centrada na pessoa. Ao trabalhar os conteúdos técnicos, pedagógicos e de gestão, a abordagem construtivista cria as condições para a apropriação dos procedimentos, ferramentas e técnicas que auxiliam na tomada de decisões no processo de gerenciamento do negócio e ao mesmo tempo permite aumento do capital intelectual. Três pessoas ligadas ao empreendimento produtivo participam da capacitação: dois educadores sociais, um assistente técnico do empreendimento.
 
O MIDEP é estruturado em três ambientes:
Estação Digital – espaço público de ensino e profissionalização, voltado para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da articulação de conhecimentos tecnológicos na área de processos produtivos. Deve ter, no mínimo, 20 m² e dois educadores sociais deverão participar da capacitação para atuar na Estação Digital.
Estação Multiuso – destinada a capacitação dos cooperados, à discussão dos rumos estratégicos do empreendimento e à realização de iniciativas socioculturais voltadas para o público jovem ligado ao empreendimento. Deve ter, no mínimo, 15 m². Os dois educadores sociais atuarão também na Estação Multiuso.
Estação Administrativa - ambiente projetado exclusivamente para atender as necessidades da utilização de recursos tecnológicas de informação e comunicação dos empreendimentos produtivos. Deve ter, no mínimo, 4 m². Um assistente técnico deverá participar da capacitação para atuar na Estação Administrativa.

Critérios de Seleção de Entidades para o MIDEP
· Estar Instalada em comunidade que já possua iniciativa de geração de renda em andamento com a Fundação.
* Possuir espaço físico adequado para a instalação dos 03 módulos: Estação Digital, Estação Multiuso e Estação Administrativa.
* Reunir condições de segurança para a guarda e uso dos equipamentos. A Fundação aportará recursos de seu orçamento para viabilizar os projetos.
* O local deve ser dotado de características físicas que permitam a sua utilização por pessoas portadoras de deficiências.
* Possuir opção de conexão à internet na localidade.
* Contar com o envolvimento da comunidade no empreendimento.
* Ter, além de um gestor, um funcionário que exerça as atividades de Assistente Técnico Administrativo há, pelo menos, um ano na instituição.
Boa sorte a eles e estamos aguardando novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário