terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Produção de mel dispara no Rio Grande do Norte

O município de Apodi é apontado como o segundo maior produtor de mel do país na pesquisa de Produção Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta foi a primeira vez que o município foi citado entre os 20 maiores produtores. De acordo com o IBGE, Apodi foi responsável por 500 toneladas das 1. 065 toneladas produzidas no estado no ano de 2008. Mas segundo a Federação de Apicultura do RN a produção potiguar não vem se destacando de hoje. Em 2007, o RN produziu 611 toneladas, o que representa um crescimento de 74,3% de um ano para o outro. E em 2009, a produção do mel no RN deve crescer ainda mais. Somente o volume exportado pelo estado entre janeiro e dezembro contabilizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em estudo republicado ontem, foi de 1.741.566 toneladas, até outubro. Durante todo o ano de 2008, foram 951.834 toneladas.

No estudo do IBGE, o Rio Grande do Norte aparece como o 10º maior produtor de mel do país em 2008, uma posição acima do ranking de 2007. Entre os municípios produtores, Apodi aparece, porém, atrás apenas de Limoeiro do Norte, no Ceará, que produziu 50 toneladas a mais que o município potiguar em 2008. Picos, no Piauí, que aparecia como o principal produtor em anos anteriores, ficou na terceira colocação, com 469 toneladas.

No país, a produção de mel teve aumento de 8,8% no ano de 2008 comparativamente a 2007. Para o presidente da Federação de Apicultura do Rio Grande do Norte, Valdemar Belquior, o município de Apodi já deveria ter aparecido como um dos maiores produtores em anos anteriores.

Belquior alerta ainda que a produção pode ser ainda maior que a contabilizada. “Boa parte da produção de mel do estado sai pelo Ceará e não há um controle”, destaca.

No Rio Grande do Norte são cerca de 6 mil produtores, sendo pelo menos 500 na região do Apodi. Outro município que se destaca na produção é Serra do Mel. O número de empregos gerados pela a atividade chega a 20 mil.

A maioria dos apicultores do estado possui de 20 a 30 colmeias. Mas hoje alguns já chegam a 100 colmeias. Um levantamento feito pela Federação de Apicultura apontou que existem no estado cerca de 80 mil colmeias. Mas, para Valdemar Belquior, existem muito mais.
Fonte: Tribuna do Norte

“È uma pena que o presidente da Federação tenha esquecido do papel das cooperativas da Agricultura Familiar de Apodi neste processo. Pois a COOPAPI e COOAFAP comercializaram das 500, 390 toneladas de mel. È por isso Valdemar que não se ver mais mel sendo guardado de ano para o outro. Porque temos Cooperativas fortes e a fidelidade de nossos cooperados.”

Só para lembrar que dos 500 produtores de mel de Apodi 428 são Cooperados nas nossas Cooperativas.
Esses dados mostram o tamanho da nossa Agricultura Familiar.

Fátima Torres/ COOPAPI
Francisco Evânio/COOAFAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário