sexta-feira, 22 de maio de 2009

PARABÉNS APICULTOR, PELO SEU DIA!

Hoje, 22 de maio, comemora-se o dia do Apicultor. Resolvemos postar algumas informações sobre esta profissão que alavancou a economia de nosso município.
Apicultura é a criação de abelhas para produção de mel e cera e também é a parte da zootecnia especial dedicada ao estudo e à criação de abelhas para os seguintes fins: produção de mel, própolis, geléia real, pólen e veneno. Além disso, as abelhas são ótimas polinizadoras.
A apicultura é uma atividade muito antiga, suas origens estão na pré-história. São conhecidos os desenhos descobertos em caverna, mostrando o homem primitivo colhendo o mel de um enxame. A Bíblia também faz inúmeras referencias ao mel e enxame de abelhas.Atualmente, quando se fala em desenvolvimento rural, a apicultura e a meliponicultura são imagens que vêm imediatamente à mente, pois a criação de abelhas é uma atividade de desenvolvimento sustentável. As abelhas são indiretamente responsáveis pela produção de alimentos: frutas, legumes e grãos. Entre as abelhas existem diferentes modos de vida, denominados graus de sociabilidade, porém, é na família Apidae que encontramos as abelhas mais evoluídas socialmente.
Os dois graus de sociabilidade mais extremos são as abelhas de vida solitária e as totalmente sociais. Das mais de vinte mil espécies de abelhas, 85% são de vida solitária, 10% são cleptoparasitas, ou seja, “abelhas ladras”, de hábito solitário, que não constroem seu ninho, mas sim, realizam sua postura em células construídas por outras solitárias e apenas 5% das abelhas apresentam algum grau de sociabilidade.
As abelhas com sociabilidade bastante desenvolvida como as abelhas européias, as africanas e as abelhas indígenas sem ferrão, representam um grupo reduzido dentro desses 5%.As abelhas prestam serviços ecológicos quando, ao polinizarem as mais diversas flores, contribuem para a produção de melhores frutos e sementes, a base da pirâmide ecológica. Na agricultura, os polinizadores são importantes para várias culturas agrícolas.Além disso, atualmente, quando se fala em desenvolvimento rural, a apicultura e a meliponicultura são imagens que vêm imediatamente à mente, pois a criação de abelhas é uma atividade de desenvolvimento sustentável. As abelhas são indiretamente responsáveis pela produção de alimentos: frutas, legumes e grãos.
Apicultura migratória é o caminho para atender as necessidades de polinização dos pomares e culturas para a produção de sementes e frutas. E o Brasil, como um dos principais produtores de alimentos do mundo, não pode dispensar a participação das abelhas para garantir a produção, quando os outros insetos de polinização estão sendo destruídos progressivamente pela aplicação cada vez mais intensa e descontrolada dos defensivos agrícolas.
O Brasil apresenta uma enorme diversidade de abelhas, porém a maioria das pessoas, quando perguntadas sobre elas, logo responde o que sabem sobre as abelhas africanizadas, muitas vezes ignorando, por completo, a existência de tantas espécies nativas. Texto retirado do curso de Apicultura do Portal Educação.

Um comentário:

  1. é maravilhoso sentir a interação técnico-agricultor rural, devemos apoiar essa classe a cada dia, pois é de produtos da terra que vive o homem. maravilhoso também é ver a evolução da comunidade Córrego com essas pessoas maravilhosas.parabéns grujosp!

    ResponderExcluir