domingo, 29 de março de 2009

SEJA VOLUNTÁRIO

Os jovens do século XXI continuam tão idealistas e dispostos a mudar o mundo quanto os dos anos 60. A diferença é que descobriram um caminho que não passa pela militância política: o do trabalho voluntário. O enfoque diferente entre essa geração e a anterior tem algumas explicações: o Brasil é uma democracia estável praticamente desde que eles nasceram. A visão ideológica bipolar desabou junto com o Muro de Berlim quando eram crianças. O que viram nos últimos anos só aumentou a desilusão com os partidos políticos. Por outro lado, a opção pelo trabalho voluntário faz notável diferença num país com tantos contrastes sociais como o Brasil. Nos últimos cinco anos, a participação dos jovens em filantropia pulou de 7% para 34% em 400 entidades brasileiras. Mais de 8 milhões com idade entre 15 e 24 anos realizam alguma atividade voluntária. Estima-se que outros 14 milhões estejam interessados em fazer esse tipo de trabalho, mas não sabem como começar.
Os jovens voluntários são movidos por três estímulos básicos. O primeiro é a vontade de ajudar a resolver os problemas e as desigualdades sociais do Brasil. O segundo é o de se sentir útil e valorizado. Por fim, o desejo de fazer algo diferente no dia-a-dia. Quando decidem ajudar, eles procuram principalmente os projetos que envolvem crianças carentes (os preferidos de um em cada três voluntários), os educacionais, como dar aulas de reforço, e os de meio ambiente. O caminho mais fácil para quem quer começar a fazer algum trabalho voluntário está muitas vezes na própria escola. Dezenas de colégios desenvolvem trabalhos sociais como rotina e incluem projetos de voluntariado como disciplina optativa no currículo escolar. Outras escolas, principalmente as religiosas, mantêm projetos vinculados à igreja e a paróquias de comunidades carentes. É possível também se inscrever em ONGs especializadas em encaminhar voluntários para entidades. Elas funcionam como uma agência de empregos, em que o candidato indica as habilidades, o trabalho que gostaria de fazer e o tipo de instituição em que quer atuar. Ele então recebe uma lista de entidades compatíveis com seu perfil tirada dos bancos de dados dessas ONGs. Simples, não? Uma dica pra tí: Seja voluntário

sexta-feira, 27 de março de 2009

PATRICIO DE FREITAS - MUITO OBRIGADO

Patrício, estamos muito tristes com a sua partida, mas você cumpriu sua missão aqui na Terra. Muito obrigado por tudo que fez pelo esporte e por nosso município. Esperamos que seu exemplo de vida seja seguido!

domingo, 22 de março de 2009

PARABÉNS CLEBSON DE LIMA


Queremos parabenizar nosso companheiro Clebson de Lima, componente do GRUJOSP, pela aprovação no curso de Direito da UERN. Veja foto da comemoração no Sítio Córrego II.

domingo, 8 de março de 2009

PARABÉNS A TODA MULHER

A você mulher
Que passa a vida cuidando da vida
Que faz de sonhos realidades
A você que tanto sofre em um fogão
Que passa fome em nome de sua cria
Que da sua vida em nome de outra vida
A você mulher mãe, esposa, namorada, amiga... mulher
Que sofre com as injustiças
Que já não tão delicada mais guerreira
Que não desiste de lutar
A você mulher que este dia seja de liberdade e justiça
De honras e considerações
De espaço e igualdade
Nem melhor, nem pior simplesmente mulher um dia de muito amor e luta a vc mulher....

Rodrigo szymanski

sábado, 7 de março de 2009

AREIA BRANCA REALIZA ENCONTRO DE ESTAÇÕES DIGITAIS DO RN

Desde sexta-feira (06/03), em Areia Branca na Estação Digital acontece o Encontro Estadual das Estações Digitais, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil em parceria com a Organização não Governamental Programando o Futuro e parceiros locais. A capacitação dos Educadores sociais visa o fortalecimento do Programa de Inclusão Digital da Fundação Banco do Brasil, como também a formação de redes locais. Treinando educadores em conhecimentos básicos de hardware para solucionar eventuais problemas nas estações digitais, como também difundir e fomentar o uso dos softwares livres, e o uso pelos gestores desses espaços do GED- Gerenciador das Estações Digitais software, desenvolvido pra ajudar sobremaneira a gerenciar através do envio de dados para o sistema.Ao Todo, 16 cidades do Rio Grande do Norte enviaram participantes ao Encontro. São elas as cidades: Apodi, Areia Branca, Caicó, Macaiba, São Rafael, Caraúbas, Ceará-Mirim, Santana do Matos, Serra do Mel, Santa Cruz, Parnamirim e Natal além de Mossoró que estará recebendo em alguns meses a mais nova Estação Digital, do Estado. A parte técnica vai contar com o Educador Adalberto Oliveira de Ceará Mirim, como facilitador que irá ministrar as aulas de hardware e redes lógicas. Da cidade de Pacajus - CE, contamos com participação da articuladora Silvia Maria, responsável pela articulação da rede de inclusão digital do Ceará, que veio para articular a criação, da rede do nosso Estado, pra que depois possa vir interagir com a rede de Estações Digitais do Ceará. O fortalecimento das redes de inclusão visa a troca de experiências pelos diversos atores envolvidos, que busca a solução para problemas como sustentabilidade, conexão e gerenciamento do projeto, que tem como essência maior “incluir socialmente a comunidade através da inclusão digital”, dando a comunidade o acesso ao conhecimento e ao exercício da cidadania, fortalecendo assim, as ações locais, em busca de uma educação de qualidade e melhoria da qualidade de vida das populações excluídas. Por acreditar que o acesso à informação é fundamental para a construção do conhecimento, para a participação em sociedade e para a ampliação de oportunidades de trabalho, a Fundação Banco do Brasil nos presenteia com oportunidades como essa.
O evento tem encerramento previsto para domingo à noite.
O professor Caubí Torres, Educador Social da Mini Estação Digital de Córrego, está representando o município de Apodi no evento.
Fonte:.http://www.estacaodigitalareiabranca.zip.net

domingo, 1 de março de 2009

O PESSOAL DO TARARÁ VOLTA AO CÓRREGO

C O N V I T E
Nesta quarta-feira, dia 04 de março, o Grupo de Teatro O PESSOAL DO TARARÁ volta ao Córrego e desta vez, apresenta no Centro Comunitário do Sítio Córrego, o Espetáculo ASSOMBRAÇOES, a partir das 19:30h. Todos estão convidados. O GRUJOSP agradece.

Assombrações - Em cartaz montado em 2008, mas com estréia em 2009, o espetáculo compõe o repertório do grupo. Um projeto proposto pelo SESC-RN, e abraçado pelo grupo O Pessoal do Tarará: as “Assombrações” compõem um espetáculo produzido para mostrar lendas e mitos do Rio Grande do Norte. Nele, de forma divertida, o grupo conta as lendas da “Maísa”, de Mossoró; de “Santo Antônio do Salto da Onça”; da “Anta Esfolada” de Nova Cruz; do “Poço de Santana”, de Caicó; e da “Índia Jandy”, de Portalegre.FICHA TÉCNICAEspetáculo “Assombrações”Direção: Dionízio do ApodiPreparação Vocal: Alzeny Nelo e Cláudia MaxFigurinos: Karen RamosElenco: Alana Azevedo, Alex Peteka, Antônio Marcos, Elzimário Macário, Ludmila Albuquerque, Madson Ney, Maxson Ariton e Rosi Reis