terça-feira, 28 de maio de 2013

Fotos da festa de 35 anos do Telecurso no Rio de Janeiro


Uma festa no Jardim Botânico do Rio de Janeiro marca os 35 anos do Telecurso - uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com a Fiesp que já formou mais de seis milhões de estudantes.

Um grupo de alunos montou uma exposição para falar sobre as várias etapas do aprendizado. Foi lançado o livro Incluir Para Transformar, com a metodologia, os pensadores e as práticas do Telecurso.

Participaram da festa os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos; do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini; do Amazonas, Omar Aziz e do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.

O ministro da Educação Aloizio Mercadante anunciou a assinatura de um convênio com a Fundação Roberto Marinho para levar o projeto a outros estados do Brasil.

“Foi um grande instrumento ao longo destas décadas, que nós queremos fortalecer cada vez mais e ampliar. Nós estamos fazendo uma contribuição muito ampla, para trabalhar em várias dimensões da educação”, afirmou o ministro.

Caubí Torres (professor) e Francisco Gilliad representaram Apodi no evento. No RN o telecurso recebe o Conquista. Caubí e Gilliard receberam a incumbência da Fundação Roberto Marinho de apresentar a realidade da turma que funciona na comunidade de Córrego. Veja fotos da viagem e do  evento. 

 Gilliard e a governadora do RN, Rosalba Ciarlini
 Governadora, Secretária de Educação e a turma do Conquista RN
Ministro visitando a barraca do Conquista
 Caio Blatt que também fez gravação para o projeto

 Zezé Motta que também participou do telecurso nas gravações das aulas

 Equipe do Conquista e o Ministro da Educação Aloísio Mercadante
 Equipe Conquista aguardando o início da comemoração
 Roberta Rodrigues apresentadora

 Zeca Camargo também foi apresentador do evento

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Caubi Torres Francisco Giliard representam Apodi no Rio de Janeiro


O professor Caubí Torres e o aluno Francisco Giliard representam Apodi na cerimônia de comemoração dos 35 anos do Telecurso no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 

O Telecurso, programa de TV que surgiu em 1970 com o intuito de levar escolaridade básica a quem precisava concluir os estudos, comemora 35 anos de sua primeira exibição em 2013. 

A cerimônia de aniversário contará com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, além do presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, e governadores e ex-governadores de estados que adotam ou já adotaram o Telecurso. O evento acontecerá amanhã segunda-feira (27), a partir das 18h, no Espaço Tom Jobim, situado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 

O livro "Incluir para transformar - Metologia Telessala em cinco movimentos", sobre a metodologia que já formou mais de seis milhões de estudantes, será lançado durante a solenidade. O material é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e é adotado por governos, empresas e instituições. 

A história do Telecurso será transmitida ao vivo pela internet, com vídeos, depoimentos e apresentações artísticas. Na entrada do teatro haverá, também, uma feira/exposição na qual os estudantes e professores irão apresentar os cinco grandes temas que resumem a trajetória do programa: tempo/história, TV e tecnologias, currículo, metodologia e qualidade/resultados. 

O Telecurso é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). 

Caubi (professor) e Giliard (aluno) são da Turma Conquista da Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama que funciona em um anexo na Escola Municipal Isabel Aurélia Torres na comunidade de Córrego.

Para o aluno Giliard é uma responsabilidade muito grande, além de ser um prazer poder representar todos os alunos do município e participar de um evento desse porte. "O telecurso mudou a minha forma de pensar novas perspectivas da educação brasileira". Veja fotos da viagem tirada no dia de hoje.: 

Visita ao Museu de Arte do Rio (MAR) 




 Veja o Cristo Redentor em ciam do morro


 Foto tirada de cima do Hotel Novo Mundo, No fundo a Praia do Flamengo

Amanhã tem mais fotos da comemoração. 
Fonte: http://ne10.uol.com.br

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Mensagens aos Jovens de Deus




Jovens, nós devemos ser movidos pela fé e não pelo sentimento. Nós temos que tomar atitudes que não são movidas pelo coração, porque na Bíblia fala que “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas...”

Nós devemos viver pela fé, a fé é o motivo de tudo, todos (sem exceção) tem fé, quando um jovem se levanta ele tem fé, tem certeza de não vai cair, de que suas pernas aguentará com o seu corpo, isso já é a fé dentro do jovem.

Assim como devemos viver pela fé, devemos também confiar, crer e se entregar para o Senhor Jesus, muitos recebem o Espírito Santo, mas não O vê todo momento e mesmo assim não deixa de crer, não dúvida, e pela fé vive a cada dia com o Senhor Jesus.

Não deixe nunca ser levado pelo coração, pelo sentimento, seja guiado pela razão. Quando você põe a mão sobre o peito, você sente o coração (sentimento). Agora quando põe a mão sobre a cabeça, você não sente seu cérebro, mas sabe que ele está funcionando (razão).

Jovens, sejam movidos pela razão, e a nossa razão é o Senhor Jesus Cristo. Se entregue a Ele e não precisa senti-lo, basta ter fé, crer que Deus é contigo, hoje e para todo o Sempre. 
 

De Jacqueline Cristina.

sábado, 18 de maio de 2013

Vem ai celebração da noite dos Jovens

Neste dia 26 de maio acontece na Capela de São Pedro, do Sítio Córrego, Apodi RN a celebração da noite dos jovens, referente as comemorações do mês de maio. Todos convidados.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Estão abertas as inscrições do Enem 2013!

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 começam hoje, segunda-feira, 13 de Maio e vão até o dia 27 de maio.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 35. Ela poderá ser paga via boleto até 29 de maio. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 29.

A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. Para isso, será preciso apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.