segunda-feira, 31 de agosto de 2009

DIPROMA


O velho fazendeiro do interior de Minas está em sua sala, proseando com um amigo, quando um menino passa correndo por ali. Ele chama:
- Diproma, vai falar para sua avó trazer um cafèzinho aqui pra visita!
E o amigo estranha:
- Mas que nome engraçado tem esse menino!! É seu parente?
- É meu neto! Eu chamo ele assim porque mandei a minha filha estudar em Belzonte e ela voltou com ele!

domingo, 23 de agosto de 2009

INAUGURAÇÃO DO IFRN

Olha o presidente Lula açuletrando!
Olha nossa prefeita (Goreti) alí atrás.
Foto tirada em Ipanguaçu - RN, na Inaguração do IFRN.

sábado, 22 de agosto de 2009

O SILÊNCIO DOS BONS


"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons!"(Martin Luther King)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ORAÇÃO DO VICIADO NA NET

Satélite nosso que está no céu,
Acelerado seja o vosso link,
Venha a nós o vosso texto,
Seja feita a vossa conexão,
Assim no virtual como no real,
O download nosso de cada dia nos daí hoje,
Perdoai o café sobre o teclado
Assim como nós perdoamos os nossos provedores,
Não nos deixeis cair a conexão,
E livrai-nos de todos os vírus
Amém.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O QUE É VAQUEJADA?

Na época dos coronéis, quando não havia cercas no sertão nordestino, os animais eram marcados e soltos na mata. Depois de alguns meses, os coronéis reuniam os peões (vaqueiros) para juntar o gado marcado. Eram as pegas de gado, que originariamente aconteciam no Rio Grande do Norte. Montados em seus cavalos, vestidos com gibões de couro, estes bravos vaqueiros se embrenhavam na mata cerrada em busca dos bois, fazendo malabarismos para escaparem dos arranhões de espinhos e pontas de galhos secos. Alguns animais se reproduziam no mato. Os filhotes eram selvagens por nunca terem mantido contato com seres humanos, e eram esses animais os mais difíceis de serem capturados. Mesmo assim, os bravos vaqueiros perseguiam, laçavam e traziam os bois aos pés do coronel. Nessa luta, alguns desses homens se destacavam por sua valentia e habilidade, e foi daí que surgiu a idéia da realização de disputas.


O Rio Grande do Norte é apontado como o estado que deu o primeiro passo para a prática da vaquejada, esporte que emociona e arrasta multidões para os parques onde acontecem as competições, feiras e apresentações de forró.


O historiador Câmara Cascudo dizia que por volta de 1810 ainda não existia a vaquejada, mas já se tinha conhecimento de uma atividade parecida. Era a derrubada de vara de ferrão, praticada em Portugal e na Espanha, onde o peão utilizava uma vara para pegar o boi. Mas derrubar o boi pelo rabo, a vaquejada tradicional, é puramente nordestina. Na região Seridó do Rio Grande do Norte, onde tudo começou, era impossível o uso da vara, pois o campo era muito acidentado e a mata muito fechada, e por essa razão tudo indica que foi o vaqueiro seridoense o primeiro a derrubar boi pelo rabo.

No Nordeste, desde a colonização, o gado sempre foi criado solto. A coragem e a habilidade dos vaqueiros eram indispensáveis para que se mantivesse o gado junto. O vaqueiro veio tangendo os bois, abrindo estradas e desbravando regiões. Foram eles os grandes desbravadores do sertão nordestino, e muito especialmente do sertão do Seridó, região cheia de contos e lendas de bois e de vaqueiros.

Por: Kátia Campos - Jornalista - Natal - RN

terça-feira, 18 de agosto de 2009

REGIÃO DA AREIA DISCUTE SEUS PROBLEMAS

Representantes das comunidades que pertencem a Região da Areia se reuniram neste dia: 11 de agosto de 2009 às 19:00 h na Capela de São Pedro do Sítio Córrego para relacionar as potencialidades, dificuldades e soluções para os problemas da Região e do município.
Foi dada boas vindas a todos os presentes e agradecido pela participação de todos. Em seguida os representantes das comunidades enumeram dados sobre as potencialidades da Região.
POTENCIALIDADES
690 famílias
Produtos
Castanha, Palha (Artesanato), Milho, Feijão, Água, Melancia, Peixes, Polpa de frutas, Água Mineral no subsolo, Lenha do caju, Barro (Argila), Gado de corte e Ovinocultura.

Indústrias
Mini fabrica de Castanha – St. Córrego, Unidade de Beneficiamento de Mel de abelha – St. Córrego, Unidade de Beneficiamento de Polpa de Frutas – St. Córrego, Beneficiamento de Torta de Algodão – St. Retiro, Unidade de Beneficiamento de Suco – St. Floresta, 02 tanques de resfriamento de Leite – St. Carnaubinha e St. Retiro, Casas de farinha (02) Córrego.
Prédios
Matadouro Público – St. Carnaubinha, Escolas municipais (03) Barra, Córrego e Floresta, Posto de Saúde (02) – Córrego e Floresta, Centros Comunitário (02) – Barra e Córrego, Capelas: 05 católicas e 05 evangélicas, Mini Estação Digital (acesso a internet e 05 computadores) St. Córrego, Casa Comunitária (01) St. Córrego
ENTIDADES:
Grupo de Jovens: (06)
Grupo de Jovens São Pedro – Grujosp – 32 componentes, Grupo Infantil , Amantes de São Francisco – 10 componentes, Grupo de Jovens Santo Antonio – St. Barra – 10 componentes, Grupo de Jovens São Geraldo – St. Urbano – 12 componentes, Grupo de Jovens Mensageiros da Fé – Sítio Ponta II – 12 componentes. Total de Componentes: 76 Componentes
Associações: (06)
Associação dos Agricultores do Sítio Ponta – 12 sócios, Associação dos Camponeses dos Sítio Ponta II e Barra II – 16 sócios, Associação dos Produtores dos Sítios Reunidos de Barra – 30 sócios, Associação de Mini Produtores de Córrego e Sítios Reunidos – AMPC 135 sócios, Associação Apodiense de Apicultura - Sítio Retiro – 23 sócios, Associação de Apoio aos Agricultores do Sítio Urbano – 29 sócios. Total de sócios: 245 sócios
Outras entidades:
Legião de Maria (02) Córrego e Retiro, Grupo de Mãe Rainha (01) Córrego, Grupo de Mulheres Mãos Talentosas – 15 pessoas - St. Retiro
Orelhões (06)Churrascaria (01) Córrego, Bares, Parada de ônibus (04), Comercio, Mão-de-obra 80% dos sócios da Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural SustentávelGrupo musical (Namoral)
Profissionais:
Músicos, Poetisa, Escritor, Pessoas com nível superior em diversas áreas, Policiais militares Borracheiros (03)

DIFICULDADES DA REGIÃO

Dificuldades Gerais de todas as comunidades:
Estrada carroçável, quando chove fica intransitável. E os consertos são mal feitos.
Equipe do PSF não funciona somente na Região e tem que atender outras regiões do município, o que dificulta o trabalho da mesma
Posto sem estrutura (Córrego e Floresta)
Não existe Iluminação PúblicaFalta de energia em algumas residênciasSegurança
Falta Posto Policial e Rota
Falta Cisternas Falta Assistência Técnica
Falta coletora de lixo 120 Famílias sem casas Existem 70 residências sem banheiros adequados Falta orelhões O sinal de celular funciona muito precárioA internet não funciona
Dificuldades Específicas ( Por comunidade)
FLORESTA
Indefinição do limite do município
Transporte escolar não funciona bem
Falta 01 unidades de Beneficiamento de Castanha
Tem 05 casas de taipa
LAGOA DO MATO
Falta orelhões

RETIRO
Falta poço públicoFalta 01 Caixa D´águaFalta Orelhão
LAGOA AMARELA
Falta Ponte entre Lagoa Amarela /Córrego/Urbano
CORREGO
Falta Posto policial
Falta Médico no PSF
Falta Escola de Ensino Médio
Falta Poço público
Falta Assistência Técnica
Falta 01 praça pública
Falta Unidades de Beneficiamento de alimentos se Adequarem à legislação
Falta farmácia
Falta padaria
Falta 01 auditório para reuniões
Tem 02 casas de taipa
BARRA
08 casas de taipa
Falta posto na barra
Falta cooperativa na barra
URBANO
Falta água de beber
Falta 01 centro comunitário
PONTA
Falta 01 ponte na Ponta
PONTA II
Falta escola
Falta ponto de Atendimento Médico

SOLUÇÕES PROPOSTAS NA REUNIÃO

SOLUÇÕES ( 0 que fazer?) por prioridades
01. Estradas
Piçarrar estradas de Apodi à Floresta: (20 km) Fazer 05 “brueiras” e 07 pontes
02. Saúde
Construir 01 Posto de Saúde no Córrego, pois o atual está sem estrutura - Equipe do PSF atender somente Região da Areia.- Solicitar da Secretaria de Urbanismo coletores de lixo- Reativar Posto de Saúde da Floresta- Elaborar projeto “Minha Casa Minha Vida”(casa com banheiro)- Médico atender na Barra semanalmente
03. Educação
Construir escolas na Barra e Ponta II- Reativar Escola da Floresta- Levantar demanda sobre necessidade de implantação do Ensino Médio na Região
04. Poços, Caixas Dágua e Sisternas
Solicitar cisternas do Programa 1 Milhão de Cisternas- Solicitar da FUNASA ou município instalação de Poços e caixa dágua - Reativar Poço da Floresta- Levar adutora da CAERN para o Sítio Urbano
05. Iluminação Pública
Solicitar instalação de iluminação publica
06. Segurança
Implantar Posto Policial e fazer rota na região
07. Esporte e Lazer
Construir 01 Quadra de esporte no Sítio Retiro e no Sítio Floresta- Construir 01 centro Comunitário no Urbano- Construir 01 Centro do Idoso no Córrego com auditório para reuniões e eventos- Pavimentar com parelelepípedo o Centro do Córrego e construir nele 01 praça.
08. Assistência Técnica
Elaborar projeto de Assistência Técnica Programa de cisternas - Solicitar do Projeto Dom Helder 01 projeto de assistência técnica- Implantar SUASA na Região.
09. Moradia
Construir 120 casas e 70 banheiros
10. Comunicação
Solicitar 20 orelhões para a Região à Telemar- Procurar saber sobre torre de celular na chapada- Identificar potencialidades do município.
VOCÊ TAMBÉM PODE CONTRIBUIR! FAÇA SUA PARTE.!